top of page
IMG_2614d.jpg

Olá

​Meu nome é Clara Estolano e sou estudante de Cinema e Audiovisual pela UFJF. Tenho experiência em trabalho de set, desde que estagiei para o Estúdio Almeida Fleming, no IAD, e também a partir dos projetos que me permitiram praticar diferentes funções. 

Além disso, possuo experiência com escrita de histórias, tendo contos publicados em 4 antologias de ficção. Na área do roteiro, ganhei, com "Meio Éden", o Prêmio do Laboratório Luzes da Cidade 2022 e trabalho como monitora da disciplina de Roteiro: Teoria e Prática, ministrada pelo professor Sérgio Puccini na UFJF. 

Minha história

Sou natural do estado do Rio de Janeiro e vim para Minas Gerais em 2022 para seguir com a graduação em Cinema e Audiovisual, iniciada em 2020 durante a pandemia. Ainda durante os primeiros semestres via EAD, produzi alguns curtas, em casa, para estudar e praticar linguagem cinematográfica. O primeiro deles, "Gema", foi exibido em uma mostra online do Cineclube Movimento, o segundo, "Póstuma", foi exibido em uma mostra online do Primeiro Plano e, já em 2022, premiado no Festival Nós, ao lado de "Osicran" e "Multifacetada". 

​

Em 2021, comecei a escrever contos para concursos e tive 4 deles selecionados para antologias: "Cartografias", da Editora Primata, com o conto "Progressivamente", "Amor de Arraiá", da Psiu Editora, com o conto "A Primeira Vez Sob a Lua", e os contos "Caveiras e Melancias", na antologia "Santa Muerte" e "Réplica Quase Perfeita", na antologia "Sherlock vs Lupin"  da Cartola Editora. Além disso, meu poema "Tempo de Tormento" foi um dos selecionados para compor a antologia "Percepção Poética da Pandemia" promovida pelo XXIX Prêmio Moutonnée de Poesia.

​

Já a partir de 2022, com a volta às aulas presenciais, meu contato com o universo da produção audiovisual se intensificou. Entre curtas-metragens de ficção, documental e editoriais de moda, tive inúmeras oportunidades de evoluir meus conhecimentos e habilidades com equipamentos, sobretudo de fotografia, e processos produtivos. Assim, pude escrever, dirigir e produzir meu primeiro curta em estúdio e com equipe e recursos da faculdade: "Karma", gravado em março de 2023. Logo após, em maio, gravamos "Meio Éden", o curta do meu TCC, cujo roteiro foi apoiado pelo Prêmio do Laboratório Luzes da Cidade a partir de uma inciativa do Primeiro Plano. Em julho e agosto, produzi o fotofilme "AGARRA", já selecionado para a Mostra Saci e para o Primeiro Plano 2023.

​

Contando os diferentes cargos nos projetos em que tive o prazer de compor equipe, somei mais de 20 participações no período de 1 ano. Essa trajetória é marcada por muito aprendizado e sou grata às pessoas que se envolveram em meus projetos e me convidaram para trabalhar com elas.

​

Fora de set, meu trabalho tem rendido frutos a partir da experiência que venho construindo com o roteiro cinematográfico. Os curtas "Acerto de Contas" e "Atormentado", escritos por mim em 2022, foram selecionados para a Mostra Ratazana 2023. O premiado "Meio Éden" e "AGARRA", além de roteiros meus, são originados de contos que escrevi em 2021. Desde abril de 2023, venho trabalhando como monitora da disciplina de Roteiro: Teoria e Prática, no IAD, ministrada pelo professor Sérgio Puccini, o que também tem sido uma experiência edificante.

​

Atualmente, tenho interesse em seguir trabalhando em set, sobretudo em cargos de direção de set e fotografia, e escrevendo roteiros. Para conhecer meu portfólio, basta clicar aqui e, para entrar em contato comigo, é só enviar um e-mail para aclaraestolano@gmail.com, ou, se preferir, uma mensagem via Instagram.

Seja bem-vinda(o/e)!

bottom of page